Serão inúmeros os posts e empresas que erguem a “bandeira amarela” durante 30 dias.
Freelancers e autônomos lidam diariamente com ansiedade.
Mas, refletir sobre o que carrega uma pessoa ao “clima” nublado, é pouco polarizado, talvez ao devanear percebam na própria equipe ou em si gatilhos.
Sentimento comum, entre pessoas em todo o mundo.
Para freelancers os desafios são ainda maiores, dada a natureza incerta e muitas vezes imprevisível de seus trabalhos.
Sendo o feel blue um candidato perigoso para depressão, seguimos com algumas dicas “incomuns” para tornar nossa rotina o mais previsível possível.
Empreendendo otimismo:
- Estabeleça uma rotina diária. Trata-se de uma pala que somente 50% da população consegue cumprir. Os outros 50% vivem ansiosos por não conseguirem organizar sua rotina, incluindo a redatora aqui. E posso apostar que 40% desses “rotineiros” do mundo são homens sem filhos.
Então, qual a fórmula? Viva o dia, escreva a meta e cumpra se possível. Sem se martirizar, sendo freelancer o seu gestor é a sua mente.
- Mantenha um espaço de trabalho separado. Com o home office uma enxurrada de “virginiano” e tiktokers entendeu que todo ser humano tem condições e espaço suficiente para separar a vida pessoal do trabalho.
- O conselho é: – desligue, esconda o notebook, medite, leia um livro ou simplesmente ligue o netflix. Relaxe, respire e inspire-se, clichê sim, inútil não.
- Mantenha-se conectado. Converse com outros freelancers, produtores, promotores de eventos, modelos, junte-se a grupos online para compartilhar experiências, contar sobre aquele cliente chato ou cachê/fatura que ainda não foi pago. Mantenha-se ON e entenda que os contratempos não ocorrem somente com você.
Pratique uma auto-compaixão. Valorize tudo que você executou no dia, como um job, projeto, venda, reunião e entenda que está tudo bem, ninguém é perfeito o tempo todo.
Durma o suficiente: Dica barata e simples de executar e que os taurinos amam. Uma boa noite de sono melhora seu humor e sua função cognitiva. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.
E caso o seu feel blue é além de pesquisas de dicas do google:
- Procure ajuda profissional: Se você está lutando contra a ansiedade, procure ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar as fontes de sua ansiedade e desenvolver mecanismos de enfrentamento.