Na My Tribe, temos uma política clara: aqui, cliente não tem sempre a razão — tem, sim, solução. Sempre.
São oito anos ouvindo os dois lados: a equipe no evento e o cliente. E, acredite, a gente já desenvolveu uma antena bem calibrada para sintonizar a realidade dos fatos.
Muito se fala sobre freelancer que “não tem compromisso”, que “some”, que “não faz com paixão”. Mas… e do outro lado? Quem fala do cliente que:
- Não oferece a pausa justa, de acordo com a carga horária?
- Desvia funções, ignora acordos e muda datas e horários como quem troca de roupa?
- Simplesmente não gosta da promotora porque “ela chama atenção demais”? (sim, isso acontece).
Pois bem. Hoje eu vim falar as verdades dos clientes que, felizmente, estão no nosso grupo de ex-clientes.
Claro que posso listar aqui inúmeras pérolas dos freelancers no dia a dia de uma plataforma de casting — e olha que não são poucas. Mas a concha que guarda as atitudes de certos clientes, meu amigo… essa é bem pesada.

Pois bem. Hoje eu vim falar as verdades dos clientes que, felizmente, estão no nosso grupo de ex-clientes.
Claro que posso listar aqui inúmeras pérolas dos freelancers no dia a dia de uma plataforma de casting — e olha que não são poucas. Mas a concha que guarda as atitudes de certos clientes, meu amigo… essa é bem pesada.
Aqui vai uma coletânea das clássicas:
- “Tô pagando por X horas!” (O cliente vencido pelo tédio que faz questão de consumir até o último segundo pago — mesmo sem necessidade nenhuma.)
- “Ela ficou cerca de 15 minutos no banheiro.” (Sim, temos clientes que acham que contratam junto uma fiscalização sanitária.)
- “Eles levaram embora os LEDs do cenário, quero que paguem.” (Detalhe: LEDs que iriam para o lixo.)
- “Mas se ela for almoçar, quem fica no stand?” (O cliente que não contrata volante, mas exige onipresença.)
- “Preciso que eles cheguem 1 hora antes.” (Mas claro, sem querer pagar por isso — é “cortesia”, né?)
- “Preciso fazer um treinamento. Tem custo?” (Tem sim. Sempre teve e sempre terá.)
- “Vou precisar faturar em 120 dias, mas o valor tem que ser esse.” (O cliente que quer pagar a perder de vista, mas pagando como se fosse à vista.)
Já perdi cliente respondendo educadamente sobre tudo isso. E quer saber? Que bom. Porque no lugar deles ficaram clientes incríveis, que entenderam algo fundamental:
Eles estão contratando CPFs através de um CNPJ.
Gente que entende que profissional de evento é gente. Que come, que vai ao banheiro, que sente, que se dedica — e que merece respeito.
Aqui é simples: cliente que não respeita nossa empresa e nosso casting precisa se retirar.
O mundo do live marketing é feito de parcerias. De conexões. De gente que entende que, no dia do evento, estamos todos no mesmo barco, remando na mesma direção.
E se você me perguntar qual é o verdadeiro significado de sucesso, te respondo sem pensar:
Sucesso é saber que você faz a diferença.
Mas, pra fazer a diferença, tem um detalhe que ninguém te conta:
Você precisa bloquear quem não vibra na mesma frequência, quem não é de verdade.
Se você se identificou com a My Tribe e quer se conectar com pessoas de verdade, bora conversar!

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